quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Curso: 1º CICLO; 180 ECTS
LICENCIATURA EM DESIGN
Unidade Curricular: DESENHO DE OBSERVAÇÃOCódigo:

Ano: 1º
Créditos ECTS:
6
Tipo: TP
Teórico-Prática
Tempo de Trabalho (Horas)
Semestre: 1º/2º
Total: 160
Contacto: 120
Área Cientifica: Representação e Comunicação Código: RC
Regente:Doutor Eduardo Côrte-Real, Prof. Associado
Competências a Adquirir:
Desenhar o observável de modo a que inequivocamente seja reconhecível o observado.
Usar o mínimo de materiais riscadores de modo a obter representações aceitáveis do real.
Usar o desenho como instrumento de crítica da realidade.
Descrição do Programa:
Desenvolvimento exaustivo de exercícios de observação e desenho.
Tema de observação que se desenvolvem, da pequena escala até à escala do espaço existencial.
Metodologia:
As sessões de trabalho dividem-se em três tipos:
a) Modelo Vivo (no IADE Chiado Center); Aulas de desenho de observação de 2 horas com modelo desenvolvendo exercícios de agilização da relação analógica entre observado e desenhado.
b) Estúdio (No Edifício IADE – Av. D. Carlos); Desenvolvimento de exercícios temáticos com duração de uma quinzena em sessões de três horas mediante enunciado fornecido aos alunos.
c) Diário Gráfico (no tempo do aluno); Acompanhamento dos exercícios temáticos com exercícios extra realizados diariamente. (o aluno deverá ocupar nestes exercícios o total de 40 horas no semestre)
Avaliação:
. Exercícios de desenho realizados em a) Avaliação feita baseada na evolução do/a aluno/a durante o semestre e expressa de A até F (negativo - F; positivo - D; positivo com mérito técnico - C; positivo com mérito técnico e artístico – B; Excelente: A) Correspondendo a três exercícios realizados em b)
. Exercícios de desenho realizados em b) Avaliação feita baseada em exposição realizada em data a ser anunciada no enunciado do exercício com classificação de A até F (negativo - F; positivo - D; positivo com mérito técnico - C; positivo com mérito técnico e artístico – B; Excelente: A)
Classificação Final:
Condições para aprovação com classificação a partir de 10 – Suficiente: frequência de pelo menos 2/3 das horas de contacto, realização de, pelo menos 100 desenhos no diário gráfico e, pelo menos, E de média na classificação dos exercícios classificados de A a F.
Condições para aprovação com classificação a partir de 14 – Bom: frequência de pelo menos 3/4 das horas de contacto, realização de, pelo menos, 120 desenhos no diário gráfico e, pelo menos, C de média na classificação dos exercícios classificados de A a F.
Condições para aprovação com classificação a partir de 16 – Muito Bom: frequência de pelo menos 4/5 das horas de contacto, realização de, pelo menos, 160 desenhos no diário gráfico e, pelo menos, B de média na classificação dos exercícios classificados de A a F.
Condições para aprovação com classificação a partir de 18 – Excelente: frequência de pelo menos 4/5 das horas de contacto, realização de, pelo menos, 200 desenhos no diário gráfico e, pelo menos, A de média na classificação dos exercícios classificados de A a F.
Bibliografia:
1/ CORTE-REAL, Eduardo, The Smooth Guide to Travel Drawing, Um Suave Guia para o Desenho em Viagem, Lisboa: Livros Horizonte – UNIDCOM, 2009
2/ SIMBLET, Sarah, Desenho, Lisboa: Civilização, 2006
3/SALAVISA, Eduardo, Diários de Viagem, Desenhos do Quotidiano, Lisboa: Quimera, 2009
4/ TEISSIG, Karel, Drawing Techniques, London: Octopus Books, 1982/1993
5/ WARE, Chris, The Acme Novelty Date Book, Sketches and Diary Pages in Facsimile 1986 – 1995, Amsterdam: Oog & Blik, and Montreal: Drawn & Quarterly, 2003

1 comentário:

  1. Com devem ter reparado Há alguns erros. O mais importante é que para se ter mais de 18 tem que se ir a todas as aulas.
    NB. As aulas de apoio tutorial não contam para este campeonato.
    ECR

    ResponderEliminar